terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BCAA e esportes de endurance (resistência)


Ola pessoal,
Hoje o tema a que venho destacar é sobre um suplemento muito conhecido por qualquer praticante de atividade física: BCAA.
Este suplemente é composto por três aminoácidos: isoleucina, leucina e valina. Estes aminoácidos são do conjunto de aminoácidos essenciais, por tanto, devemos consumi-los. Entretanto, o papel destes aminoácidos ainda não está totalmente estabelecido quando falamos em melhora de rendimento.
Uchida et al. (2008) investigaram dois grupos que foram submetidos a uma sessão prévia de exercícios (corrida realizada a 75% do VO2max por 40 min seguido por 2 tiros a 90% do VO2max por 10 min cada um). Na seqüência, após o consumo aleatório de BCAA (77mg.kg-1) ou placebo, seguindo modelo duplo cego cruzado, os participantes executaram um teste para determinação da capacidade de endurance (corrida de 90% do limiar anaeróbio) até a exaustão. Com relação aos indivíduos que consumiram o BCAA e o placebo, não houve diferença detectada entre condições experimentais.
 Shimomura et al. (2006a) investigaram em doze mulheres saudáveis os efeitos da suplementação com BCAA sobre a dor muscular de início tardio (DMIT) e a fadiga muscular induzidas pelo exercício. Na manhã do exercício físico, os indivíduos ingeriram a solução de BCAA e o outro placebo, realizaram 7 séries, de 20 agachamentos/série, com 3 minutos de intervalo entre cada série. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que a ingestão de 5 g de BCAA previamente ao exercício físico pode reduzir a DMIT e a fadiga muscular por diversos dias pós-exercício. Dentre os possíveis mecanismos relacionados a esses resultados destacam-se a possibilidade dos BCAA atenuarem a degradação protéica pós-exercício e o fato da leucina poder estimular a síntese protéica muscular.
Tendo em vista alguns resultados apresentados. Antes de suplementar com BCAA, fale com seu nutricionista e veja se o que você busca é realmente o que o suplemento pode lhe dar.
Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário